Mercado Imobiliário

Inbound marketing imobiliário: o que é e como usá-lo para atrair o cliente ideal?

A revolução tecnológica modificou completamente a maneira de se relacionar das pessoas, alterou os métodos e as técnicas de negociação e impactou profundamente o mundo dos negócios. No mercado imobiliário, inúmeras mudanças surgiram para melhorar as experiências dos compradores e vendedores de imóveis. O Inbound Marketing Imobiliário é uma consequência do avanço da tecnologia.

Neste post, explicaremos o que é Inbound Marketing Imobiliário e forneceremos orientações de como utilizar essa estratégia para atrair clientes no setor imobiliário, apontando exemplos para a melhor compreensão dessa prática. Você encontrará, ainda, os benefícios advindos da estratégia e entenderá a importância de um planejamento para chamar a atenção dos potenciais prospects.

Quer um passo a passo para desenvolver a estratégia e começar a praticar Inbound Marketing Imobiliário? Então, acompanhe a leitura!

O que é Inbound Marketing?

É uma estratégia voltada ao desenvolvimento de relacionamento com os clientes, que privilegia formas naturais para o estabelecimento de contato entre empresas e consumidores, evitando desconfortos.

Ela visa solucionar os problemas do outbound marketing, que chama a atenção das pessoas sem analisar se a publicidade está sendo inconveniente, por exemplo, em anúncios nos vídeos do YouTube. Inbound Marketing disponibiliza conteúdo informativo de qualidade para que o cliente perceba problemas e encontre soluções.

Quais são as vantagens dessa estratégia?

O Inbound Marketing Imobiliário é um conjunto de técnicas utilizadas para a atração de clientes para os serviços voltados a esse segmento. Ele muda as regras usadas no marketing tradicional, na qual os profissionais especializados saíam em busca dos seus clientes, fazendo com que estes procurem pelas empresas de maior destaque. Veja a seguir as vantagens de investir nessa estratégia:

  • acesso a dados colhidos do site que ajudam a conhecer o perfil da clientela e a criar campanhas direcionadas;
  • aumento do alcance da marca divulgada por meio da Internet;
  • geração de leads qualificados permitindo a criação do funil de vendas;

Com o Inbound Marketing Imobiliário você fornece informação útil ao cliente, abre portas para iniciar um diálogo e para descobrir como fidelizar clientes. Essa proximidade auxilia no relacionamento e facilita a fidelização com pequenos investimentos que são inexpressivos quando comparados ao custo das técnicas tradicionais.

Como aplicar o Inbound Marketing Imobiliário?

As estratégias do Inbound Marketing Imobiliário têm características únicas para facilitar a compra e venda de imóveis, já que as negociações envolvem valores elevados e nem todas as pessoas adquirem mais um imóvel durante a vida.

Por isso, saber aplicar as estratégias corretas pode definir o sucesso dos corretores, das imobiliárias e das financeiras que oferecem crédito para o financiamento. Observe o nosso passo a passo para alcançar bons resultados!

1. Desenvolva uma estratégia

Se você deseja ser bem-sucedido na sua carreira imobiliária, precisa trabalhar com táticas específicas. Comece a criar a sua própria estratégia definindo os seus objetivos, ou seja, a intenção é aumentar o tráfego do site, conseguir a fidelização de clientes ou se tornar uma referência no mercado.

Tenha em mente que será indispensável construir uma base sólida com um website cuja navegação seja intuitiva, que apresente design responsivo e direcionamento para os canais de comunicação digitais.

2. Pratique o Inbound Marketing Imobiliário

As técnicas usadas no Inbound Marketing Imobiliário são eficazes e propiciam o aumento das vendas de forma rápida. Mas para ter resultado é preciso seguir e praticar diariamente as estratégias, para construir a imagem de autoridade, ganhar a confiança e manter contato com os clientes.

Não é uma única postagem que trará o retorno desejado, e sim a persistência e a determinação de seguir por esse caminho.

3. Tenha um site ou blog

O site é essencial, sem ele não tem como desenvolver o Inbound Marketing Imobiliário. Uma empresa sem um website não transmite segurança e confiabilidade aos consumidores, portanto, ele é um dos principais fatores que determinam as chances de consolidar a marca no mercado.

Você vai precisar dele para fazer os anúncios dos imóveis e para a divulgação dos conteúdos interessantes que podem ser transmitidos em forma de e-books, vídeos ou artigos escritos. A sua página deve ser profissional e completa para que o cliente seja convencido de que as suas necessidades serão supridas.

4. Construa uma buyer persona

Após a construção de um site com layout atrativo para desktop e mobile, e que seja otimizado para os motores de busca do Google, inicie a definição da sua buyer persona. Pense no seu cliente ideal. Faça o registro de quem ele é, quais são os seus problemas e as suas dores e quais são os meios de comunicação que ele utiliza para elaborar mensagens que produzam efeito.

5. Estude sobre qualificação de leads

Talvez você tenha uma lista enorme de pessoas que já atendeu, contudo, elas nunca fecharam uma compra. As informações registradas podem ser um diferencial para qualificar os leads e fazer a segmentação de prospects, que no futuro podem se tornar compradores.

Procure conhecer melhor esses potenciais clientes para verificar se há possibilidade de novas negociações. Com uma avaliação mais aprofundada, os profissionais conseguem focar em oportunidades reais sem desperdiçar tempo em reuniões improdutivas, aumentando o índice de conversão.

6. Teste de e-mail marketing

O envio de correspondência deve ser segmentado e personalizado. Não adianta enviar newsletter sem observar esses dois fatores: personalização e segmentação.

Uma plataforma de e-mail marketing pode ajudar com a captação e nutrição de leads, lembrando aos seus clientes que você está sempre à disposição deles. Para conseguir o e-mail dos potenciais clientes, ofereça um e-book gratuito com respostas às dúvidas dos consumidores, por exemplo.

7. Não use redes sociais sem ter uma estratégia

A presença nas redes sociais não pode ser interrompida, devendo ser forte e contínua. Nesses locais são divulgados os artigos publicados no site e são respondidas às dúvidas que na maioria das vezes são enviadas inbox ou inseridas nos comentários. Por esses motivos, o uso das redes sociais exige a aplicação de uma estratégia apropriada, caso contrário elas não darão retorno.

Enfim, essas são as considerações sobre Inbound Marketing Imobiliário. Agora você já sabe o que é e como usá-lo para atrair o seu cliente ideal. Saiba que a estratégia de segmentação realmente dá resultados, todavia, é necessário ter uma boa base para alcançar os objetivos. Invista nessas técnicas e tenha a certeza de um futuro promissor para a sua carreira na área imobiliária.

Deseja obter mais informações sobre o assunto? Então siga-nos no Instagram, LinkedIn, YouTube e Facebook!

Faça uma simulação e financie até 82%

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.