Crédito com Garantia de Imóvel

Como funciona o dinheiro do empréstimo com garantia de imóveis?

O empréstimo com garantia de imóvel é uma entre as várias modalidades de obtenção de crédito. Trata-se de uma opção um pouco diferente, que geralmente é utilizada para solicitar quantias mais altas. Os benefícios são inúmeros, desde a diminuição das taxas de juros até a facilidade de dar entrada no processo.

No entanto, esse passo requer um planejamento minucioso. Afinal, o seu imóvel estará como garantia. Isso significa que, se você não conseguir honrar a dívida, poderá ficar sem a propriedade.

Quer entender melhor como funciona? Continue a leitura e se surpreenda com as vantagens desse tipo de empréstimo!

O que é empréstimo com garantia de imóvel?

Essa transação é conhecida também como alienação fiduciária ou refinanciamento imobiliário. Consiste, basicamente, em obter crédito junto a uma instituição financeira ao colocar sua casa ou apartamento como garantia da dívida. Isso faz com que a financiadora tenha maior segurança de que o valor será pago, o que explica a redução nas taxas de juros.

Assim que a quantia é creditada, o imóvel em questão deixa de estar no nome do proprietário e passa a ser da instituição financeira, até que a dívida seja quitada por completo. Por isso, ter um orçamento bem definido é crucial para quem pretende investir nesse tipo de modalidade. Caso contrário, existe o risco de colocar tudo a perder se não conseguir honrar o saldo devedor.

Como funciona o dinheiro do empréstimo com garantia de imóveis?
Empréstimo alto, a juros baixos e com facilidade de aprovação. Entenda por que vale a pena solicitar empréstimo com garantia de imóvel.

Quais são as principais vantagens?

Geralmente, em um empréstimo com garantia de imóvel, é possível solicitar quantias mais elevadas do que em uma modalidade convencional. Esse é um dos motivos que fazem muita gente optar pela transação. Em seguida, listamos as demais vantagens.

As taxas são mais baixas

Como vimos, o fato de a instituição financeira ter o imóvel como garantia faz com que a empresa se preocupe menos com questões de inadimplência. Sendo assim, é comum diminuir as taxas de juros para que a modalidade seja ainda mais atraente ao consumidor.

Desse modo, ambos saem ganhando: a pessoa física, que consegue uma alta soma em dinheiro, e a instituição, que terá a certeza de reaver o valor de alguma maneira.

Os prazos são maiores

Nos empréstimos tradicionais, o prazo para pagamento da dívida tende a ser mais restrito, até para que o banco consiga recuperar com mais rapidez a quantia emprestada. Já com a garantia do imóvel, os prazos se estendem, também para tornar a opção mais interessante. Nesse caso, o prazo pode se estender para até 240 meses, o equivalente a 20 anos.

As prestações são decrescentes

As formas de amortizar a dívida são uma preocupação recorrente para quem solicita crédito. No empréstimo com garantia de imóvel as parcelas costumam ser decrescentes, o que facilita muito o planejamento do consumidor.

Com as parcelas diminuindo de valor ao longo do tempo de contrato, é possível ter um controle maior sobre a operação e respirar mais aliviado, sabendo que não precisará arcar com parcelas elevadas.

A solicitação pode ser online

Geralmente, um processo de obtenção de crédito é bastante burocrático. Isso acaba atrapalhando os planos de quem precisa conseguir o empréstimo o mais rapidamente possível.

Já na modalidade com garantia de imóveis, o processo costuma ser bem mais ágil. Muitas empresas permitem que a transação seja feita online e depositam o valor assim que os documentos são analisados.

Não é preciso deixar o lar

Ao oferecer o imóvel como garantia, é comum que as pessoas fiquem com receio de perder a morada. Porém, isso só é um risco quando o consumidor não consegue se planejar para arcar com a dívida.

Ou seja, ao pedir esse tipo de empréstimo, você não precisa deixar sua casa. Todos continuam morando normalmente no imóvel, mas o bem passa a estar em nome da instituição financeira.

Como posso usar o crédito com garantia de imóvel?

Por envolver uma quantia mais elevada, esse tipo de empréstimo, geralmente, é solicitado para fins específicos, como os que listaremos a seguir.

Quitar dívidas

Naquelas horas em que é preciso sentar e organizar de vez as finanças, quitando todas as pendências, o empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma ótima alternativa. Contudo, antes de tomar a decisão de “colocar a casa em ordem”, esteja certo de que conseguirá honrar com os compromissos.

Investir em outro imóvel

Investir no mercado imobiliário é uma das formas mais certeiras de obter retorno financeiro. Por isso, pode ser interessante solicitar crédito com garantia de imóveis para comprar um imóvel novo ou usado e utilizá-lo como fonte de renda. Assim, dá para usar a verba do aluguel para quitar a dívida e, depois, o que vier é lucro.

Construir ou reformar

Muita gente tem o sonho de construir a casa própria ou está há muito tempo adiando aquela reforma. Contando com essa modalidade de empréstimo, você tira seus sonhos do papel e finalmente poderá valorizar seu patrimônio.

Com o dinheiro em mãos, fica mais fácil administrar as prioridades da obra e contratar mão de obra qualificada para que tudo saia conforme o planejado.

Fazer um fundo de reserva

Imprevistos acontecem e precisamos estar minimamente preparados para lidar com eles, como em caso de acidentes, doenças na família, entre outras adversidades. Aprender a economizar e ter um fundo de emergência são aspectos que fazem toda a diferença nessas horas, permitindo enfrentar a situação de forma mais segura e cautelosa.

O empréstimo com garantia de imóvel é bastante confiável, sobretudo se você já tem a estabilidade financeira necessária para não correr riscos com a transação. A propriedade utilizada como garantia precisa estar no nome de quem faz a solicitação e, claro, estar devidamente regularizada, ou seja, livre de pendências judiciais.

Se utilizada de maneira consciente, essa modalidade pode ser a solução ideal para quem está precisando de uma grande quantia de dinheiro a juros baixos, prazo amplo e com depósito imediato. Entretanto, reforçamos a necessidade de colocar tudo na ponta do lápis para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

Com o planejamento adequado, você poderá honrar a dívida de forma tranquila e, finalmente, estruturar sua vida financeira, usando o empréstimo com garantia de imóvel!

Gostou do post? Então, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Faça uma simulação e financie até 82%

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.