Mercado Imobiliário

5 dicas para aumentar a venda de imóveis na internet

Devido à pandemia de COVID-19, as pessoas estão mais tempo em casa. Para se distraírem, estão usando as redes sociais e fazendo pesquisas em sites de buscas, como o Google. Pode não parecer, mas este é um bom momento para investir na venda de imóveis na internet.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as estratégias digitais não são todas iguais. Por isso, nosso objetivo com este artigo é ajudar você a refletir sobre o que pode ser feito para conseguir vender imóveis pela internet de forma correta.

Vamos descobrir juntos o que existe de mais moderno no marketing digital? Acompanhe as 5 dicas!

1. Venda de imóveis na internet: use o Facebook

O Facebook ainda é a rede social mais usada no mundo. Ao contrário de outras redes, como o TikTok, Snapchat e Twitter, o Facebook é muito popular entre os adultos.

Isso significa que, por meio dessa plataforma, é possível se comunicar diretamente com pessoas que tenham capital e interesse em comprar um imóvel. Mas como?

Grupos

Os grupos têm sido um dos grandes destaques do Facebook em suas campanhas publicitárias. Nesses espaços, as pessoas podem conversar sobre assuntos em comum — entre eles, a compra e venda de imóveis.

Para quem investe no mercado imobiliário, os grupos são um poderoso banco de dados. É possível captar imóveis diretamente com os proprietários ou ficar sabendo, em primeira mão, de novos empreendimentos em um bairro.

Para quem quer ter sucesso em uma venda de imóveis na internet, os grupos são uma forma de anunciar uma propriedade gratuitamente na internet — ainda que para um público inicialmente limitado.

Para ter sucesso com essa estratégia, é preciso ter cuidado com a linguagem usada, postar belas fotos do imóvel e se colocar à disposição para tirar as dúvidas dos interessados.

Anúncios

Anunciar no Facebook também pode ser uma boa saída para ter sucesso com uma venda de imóveis na internet. O anúncio aparecerá na timeline do usuário de modo que ele possa interagir com a mensagem, caso queira.

A vantagem dos anúncios do Facebook é que eles usam os dados da rede social para exibir a publicidade para os usuários que já demonstraram interesse nesse tipo de conteúdo, como pessoas que visitam sites de imobiliárias, seguem corretores etc.

Novamente, você precisará ter cuidado ao criar o seu anúncio. Boas fotos e uma linguagem impecável são importantes para que o internauta sinta segurança na sua propaganda. O uso de vídeos também é recomendado. Se você não sabe como fazer boas imagens, contrate um profissional.

Marketplace

O Facebook Marketplace é a plataforma de vendas do Facebook. Nela, as pessoas podem anunciar gratuitamente os seus produtos — incluindo imóveis. Essa é outra forma de garantir uma venda de imóveis na internet.

A lógica é semelhante à dos classificados. O vendedor inclui informações sobre o imóvel, como o preço, a localização e, claro, as fotos. Quanto mais claras forem as informações, melhor. É possível incluir um mapa com a localização exata da propriedade e usar o Messenger para conversar com os interessados.

2. Crie um site e blog

Imobiliárias e corretores precisam aperfeiçoar os seus canais digitais caso queiram aumentar a venda de imóveis na internet. O site tem várias funções nessa estratégia; uma delas é de coletar dados de pessoas interessadas em comprar uma casa ou apartamento. Essa coleta é feita por meio dos leads.

Uma das formas de coletar leads é investindo em marketing de conteúdo. Assim, é mais fácil atrair leitores para os seus canais e, por meio do funil de vendas, ajudar na captação de clientes. Além disso, ter leads qualificados faz com que o trabalho de uma corretora se torne muito mais simples, pois fornece dados valiosos sobre o público.

3. Melhore o SEO dos seus canais de venda

Muitas pessoas ainda acreditam que SEO (Search Engine Optimization) é ficar repetindo um termo em um conteúdo para que, com um pouco de sorte, o Google mostre a página ao internauta. Não é assim que funciona, e se você que aumentar a venda de imóveis na internet, precisa entender isso.

SEO é uma estratégia de coleta de dados relacionados ao comportamento de navegação do seu público-alvo. Essa análise gera, sim, relatórios com termos que podem ser usados para a construção correta de sites, blogs, vídeos etc.

Assim, a aplicação correta desses termos, dentro de conteúdos de alta qualidade, é o que faz com que o visitante se transforme em cliente. O SEO pode ser aplicado em qualquer conteúdo da web, sendo mais comum em textos. Por isso, é interessante que essa etapa da sua estratégia digital esteja alinhada com o restante de suas ações na web.

4. Crie um atendimento adequado

A comunicação online faz com que tudo pareça urgente. Por isso, não é interessante para alguém que esteja disposto a vender imóveis deixar os futuros compradores aguardando nos canais de comunicação.

A primeira dica é: só divulgue os canais em que está disposto a conversar. Não importa se é WhatsApp, Messenger, telefone ou outro meio: informe no anúncio os canais pelos quais as pessoas, de fato, conseguirão conversar com você.

Se você atua no setor imobiliário e não consegue lidar com o alto fluxo de mensagens, avalie automatizar esse processo usando bots. Existe uma série de ferramentas empresariais que podem ajudar você.

Depois da venda fechada, continue atendendo e tirando dúvidas de seus clientes. Isso é fundamental para que você feche novos negócios no futuro.

5. Invista no e-mail marketing

Um fluxo de e-mails bem-feito pode ajudar na venda de imóveis na internet. Para isso, você deve criar conteúdos que estejam alinhados com as mesmas estratégias de vendas dos seus outros canais digitais.

O e-mail marketing não pode ser invasivo, nem enviado para pessoas que não têm interesse na sua empresa — caso contrário, os servidores o mandam direto para a caixa de spam. Então, nada de comprar listas de e-mails.

Além disso, as abordagens devem ser amigáveis. O primeiro e-mail do ciclo não deve focar diretamente na venda, mas apresentar a sua empresa, falar do mercado imobiliário etc.

A venda de imóveis na internet só tem a ganhar com o planejamento adequado. Na dúvida, contrate um profissional para ajudar você — tentar fazer tudo sem auxílio pode fazer com que você não tenha sucesso nessa empreitada, desperdiçando o investimento realizado.

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